PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL




                                                   A Escola promovendo hábitos alimentares saudáveis.



                                                      INTRODUÇÃO

Promoção da saúde

A promoção da saúde permite que as pessoas adquiram maior controle sobre sua própria qualidade de vida. Através da adoção de hábitos saudáveis não só os indivíduos mas, também suas famílias e comunidade se apoderam de um bem, um direito e um recurso aplicável à vida cotidiana.
Baseado nesse conceito de integração entre grupos de indivíduos, a Organização Mundial da Saúde (1997) define que uma das melhores formas de promover a saúde é através da escola. Isso porque, a escola é um espaço social onde muitas pessoas convivem, aprendem e trabalham, onde os estudantes e os professores passam a maior parte de seu tempo. Além disso, é na escola onde os programas de educação e saúde podem ter sua maior repercussão,beneficiando os alunos na infância e na adolescência. Nesse sentido, os professores e todos os demais profissionais devem tornar-se exemplos positivos para os alunos, suas famílias e para a comunidade na qual estão inseridos.

Alimentação saudável através da escola

A alimentação equilibrada e balanceada é um dos fatores fundamentais para o bom desenvolvimento físico, psíquico e social das crianças. A alimentação de todos os indivíduos deve obedecer as “Leis da Nutrição” descritas por Pedro Escudero. Segundo essas leis, deve se observar a qualidade e a quantidade dos alimentos nas refeições e, além disso, a harmonia entre eles e sua adequação nutricional. Uma alimentação que não cumpra essas leis pode resultar, por exemplo, em aumento de peso e/ou deficiências de vitaminas e minerais(Silva,1998).
Para fortalecer o vínculo positivo entre a educação e a saúde, devemos promover um ambiente saudável melhorando a educação e o potencial de aprendizagem ao mesmo tempo que promovemos a saúde (Ministério da Saúde,1999). Do conjunto de temas que podem compor esse ambiente promotor, a alimentação tem papel de destaque, pois permite que a criança traga as suas experiências particulares e exercite uma experiência concreta.
A formação e a adoção dos hábitos saudáveis deve ser estimulada na infância, pois é durante os primeiros anos de vida que são formados os hábitos, por exemplo, alimentares e de atividade física.


Problemas nutricionais na Infância

Obesidade

A formação dos hábitos alimentares ocorre na primeira infância. Quando esses hábitos são formados de maneira incorreta, o risco da criança se tornar obesa na adolescência é de 75% e na vida adulta é de 40%. Assim, deve-se prevenir a obesidade tão logo a criança nasça, estimulando o aleitamento materno. (Nóbrega, 1998).
De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição (PNSN,1989), existem 1,5 milhão de crianças obesas no Brasil, sendo que a prevalência é maior em meninas do que em meninos. As prevalências da obesidade nas regiões Sul e Sudeste se aproximam do dobro da observada na região Nordeste, ficando as regiões Norte e Centro Oeste em situação intermediária (Nóbrega,1998).
Em uma pesquisa realizada nas regiões Norte e Sul do País, esse quadro epidemiológico é confirmado com a prevalência de 4% de sobrepeso em crianças de 1 a 4 anos (Monteiro et al, 1996).
O excesso de peso deve ser identificado o quanto antes para evitar o aparecimento de problemas de saúde diversos além do risco de alteração da auto estima da criança. O diagnóstico deverá ser feito por um profissional de saúde, o qual irá avaliar a altura e o peso da criança e o seu desenvolvimento.
A obesidade infantil é um fator de risco para o aparecimento de várias doenças, como aumento da pressão arterial (Hipertensão), diabettes mellitus (excesso de açúcar no sangue) e dislipidemias (excesso de gordura no sangue). É importante relembrar que muitas dessas doenças que há alguns anos atrás eram presentes apenas em indivíduos adultos ou idosos já começam a se apresentar em números alarmantes na população infantil (Francishi et al, 2000).
As crianças, a partir da idade escolar, começam a exercer uma autonomia crescente para decidir o que querem comer. Essa autonomia, se não estimulada em um ambiente saudável pode ser um dos fatores responsáveis pelo aumento considerável dos casos de obesidade infantil.
Não se pode esquecer o papel de destaque que a mídia exerce nos hábitos alimentares de crianças e adolescentes. É estimulado que para esses grupos, a alimentação deva ser composta de alimentos rápidos de preparar e fáceis de comer, como sanduíches, chocolates e refrigerantes. Uma pesquisa feita, no ano de 2000, em televisões abertas e a cabo, durante a programação infantil mostrou que 65% das propagandas de alimentos concentra-se nos ricos em açúcares e gorduras (Irala et al, 2000).
Adicionalmente, não se pode ignorar que as crianças se sentem pressionadas a comer os mesmos alimentos que os seus colegas. Esse fato assume grande importância para aquelas que levam os seus lanches para a escola, já que este momento é um evento social e o prazer de lanchar é associado à competição e comparação. Dessa forma, uma criança não aceitará levar de lanche para escola, por exemplo, frutas se todos os seus colegas levarem refrigerante e salgadinho de pacote. Neste contexto o que é estimulado dentro de sala de aula ou nos intervalos adquire um papel fundamental para que hábitos saudáveis sejam valorizados.

Desnutrição/Baixo peso


A desnutrição é uma das doenças de maior ocorrência no mundo em desenvolvimento, afetando todas as faixas etárias, sem distinção de sexo. Pode ser encontrada em quase todas as regiões do mundo, desde bolsões isolados em países ricos, especialmente em áreas de migração recente, até afetar praticamente toda a população de áreas menos desenvolvidas, em países em desenvolvimento. É mais que uma doença de caráter clínico, é uma enfermidade social e econômica(Nóbrega,1998).
Em relação a desnutrição, dados da Unicef (1998) revelam que cerca de 55% das mortes infantis estão ligadas a essa deficiência. Além do efeito mais desfavorável, ou seja, a mortalidade, a desnutrição energético-protéica (DEP) agrava a evolução de outras doenças, prolonga o tempo de internação e resulta em seqüelas para o desenvolvimento mental (PNAN/MS, 2000).
Dentre vários efeitos que a desnutrição pode provocar, tem-se que crianças mal nutridas apresentam maior risco de morbidade e mortalidade, e atraso no desenvolvimento motor e mental. A desnutrição, além disso, potencializa os efeitos da infecção e contribui com mais da metade de todas as mortes de crianças abaixo de cinco anos de idade (Frongillo,2001).
A identificação da desnutrição ou do baixo peso deve ser feita por profissionais de saúde. O tratamento também deve ser orientado por profissionais, pois é importante que a desnutrição e o baixo peso sejam tratados com o intuito de se promover a saúde e não simplesmente proporcionar um aumento no consumo de alimentos.
Diante desses problemas nutricionais apresentados, a escola passa a ser um dos eixos prioritários para promoção de hábitos alimentares saudáveis. Assim, alguns conceitos e métodos de promoção da educação alimentar serão apresentados para auxiliar essas atividades no ambiente escolar.

JUSTIFICATIVA

Este projeto visa motivar os alunos, a terem uma alimentação saudável e um comportamento adequado durante as refeições. Buscaremos estimular hábitos mais saudáveis e limitar os rotineiros e prejudiciais à saúde. Essa mudança no hábito alimentar, incentivando o consumo de alimentos saudáveis contribuirá para o crescimento e boa saúde.

Objetivo geral:
  • Conscientizar os alunos para os cuidados com a saúde através de uma boa alimentação.

Objetivos específicos:
  • Reconhecer a importância de uma boa alimentação;
  • Desenvolver o conceito de alimentação e saúde;
  • Compreender que a nutrição humana é uma manifestação da cultura dos diversos grupos sociais;
  • Reconhecer e identificar  as diversas categorias de nutrientes nos alimentos diários;
  • Compreender a pirâmide alimentar e o seu uso para controlar uma boa alimentação;
  • Identificar a origem (animal, vegetal e mineral) dos alimentos;
  •  Diferenciar um alimento nutritivo em comparação ao alimento sem valor nutritivo;
  • Conhecer derivados de diversos alimentos;
  • Ampliar o repertório das frutas, legumes e verduras;
  • Identificar situações concretas sobre o saudável e o não saudável para a saúde;
  • Participar de jogos e brincadeiras, atividades que envolvam o assunto citado, exercitando a escrita e desenhos através de registros.

DESENVOLVIMENTO


Grupos de alimentos e a pirâmide alimentar

A Pirâmide dos Alimentos mostra como todas as pessoas devem escolher alimentos diariamente para uma dieta saudável. Além de ilustrar os seis grupos de alimentos, a Pirâmide contém na sua essência os três princípios - as Leis de Escudero - comentadas anteriormente:
  •  Variedade: corresponde a utilização de diversos tipos de alimentos durante o dia e durante cada uma das refeições. Quanto mais variado melhor;
  • Moderação: cada grupo de alimento deve ser consumido em determinada quantidade, para que se evite carências nutricionais por excesso ou deficiência. Com este princípio não existe, para uma pessoa saudável, alimento proibido e sim aqueles que devemos ficar mais atentos à quantidade que é consumida;
  • Equilíbrio: reúne os conceitos de variedade e moderação, respeitando a utilização de vários alimentos em quantidades adequadas à cada pessoa.
A pirâmide dos alimentos oferece, ainda, o número de porções que devemos escolher de cada grupo alimentar durante um dia. Essas porções são apresentadas em intervalo, já que cada pessoa, segundo a sua idade, peso, altura e grau de atividade física deve ingerir uma quantidade de porções de cada grupo alimentar.
Depois de conhecer os princípios da Pirâmide Alimentar, veja quais são os grupos de alimentos que a compõem e o número de porções que são recomendadas para crianças de 7-10 anos de idade.

Grupo dos cereais, massas, tubérculos e raízes (base da pirâmide)

Os pães, o arroz, o milho, a mandioca, os biscoitos salgados e a batata são exemplos de alimentos que compõe esse grupo e fornecem um nutriente chamado de Carboidrato complexo. Devem ser consumidos em maior quantidade diária, visto que oferecem a energia necessária para os processos fisiológicos do organismo e atividades motoras, como correr, andar e falar.

Grupos das hortaliças e frutas

Os alimentos desse grupo são importantes para a manutenção da saúde porque eles oferecem fibras, vitaminas e minerais. Os alimentos que fazem parte desse grupo são todas as frutas, vegetais e hortaliças como, por exemplo, cenoura, pequi, buriti, maçã, banana, mamão, entre outros. Cada um desses alimentos possuem diferentes vitaminas, minerais e fibras e, por isso, a combinação de todos eles assegura uma alimentação saudável.


Grupo dos Leites e derivados, Carnes e ovos

Nesse grupo, todos os alimentos são ricos no nutriente chamado proteína. A proteína faz parte da composição dos tecidos celulares, sendo fundamental no crescimento e manutenção da pele, dos ossos, do cabelo, das unhas, etc. Exemplos de alimentos desse grupo são leite, queijo (mussarela, prato, ricota, etc), iogurtes, carne bovina, aves, peixes, ovos, feijão, ervilha e amendoim. Além disso, os leites e derivados também são ricos no mineral Cálcio, responsável pela sustentação dos ossos e contração dos músculos do corpo.


Grupo dos açúcares e gorduras (topo da pirâmide)

Os alimentos desse grupo como chocolate, doces , sorvetes são ricos em açúcar, também chamado de carboidrato simples. A margarina, óleos vegetais e gordura animal (manteiga, banhas) também fazem parte deste grupo alimentar por serem ricos em gordura e devem ser consumidos em menor quantidade em relação aos outros grupos. Isso porque esses alimentos, em excesso, contribuem para o aparecimento da obesidade, doenças cardiovasculares, hipertensão, hipercolesterolemia e diabetes.


Como utilizar a pirâmide dos alimentos no dia-a-dia das crianças?

Como já foi dito as recomendações de porções dependem da necessidade de energia, que varia conforme idade, sexo e atividade física. Além disso, essas recomendações são feitas para atender todos os indivíduos saudáveis, variando de grupos etários. Por exemplo, o número de porções do grupo dos cereais, pães, etc, para crianças de 0-2 anos é diferente do número para crianças de 7-10 anos. A seguir, serão apresentados exemplos de porções de cada grupo de alimentos, que podem ser utilizados não só pelas crianças, mas também por adolescentes, adultos e idosos.


Como integrar os conceitos de alimentação e nutrição e o peso saudável na escola?

Método: Gincana APRENDENDO SOBRE ALIMENTAÇÃO E SAÚDE

A gincana é composta por 7 provas:

A. Montagem da pirâmide dos alimentos
B. Experimentando sabores e texturas
C. Descobrindo qual é o alimento
D. Montagem do prato
E. Carrinho de compras
F. Prova final: perguntas e prendas (para 3 turmas finalistas)

Desenvolvimento da gincana:

A gincana funciona em forma de circuito, ou seja, todas as turmas passam por todas as provas em momentos diferentes.

Prova A Montagem da pirâmide

Desenvolvimento: Fixa-se a pirâmide dos alimentos vazia em uma parede e ao lado, dispõem-se os alimentos para colagem. As crianças terão 2 minutos para montar a pirâmide.
Esta atividade deverá ser feita após a explicação dos princípios da pirâmide alimentar pelo professor.
O objetivo desta prova, além de avaliar o que as crianças entenderam da explicação da pirâmide, é também reforçar os princípios que a regem.

Prova B Experimentar sabores e texturas

Desenvolvimento: A prova consiste em vendar os olhos da criança e colocar algum alimento em sua boca para que ela tente identificá-lo através do sabor e da textura. As crianças são chamadas uma por vez e a prova é repetida quatro vezes com alimentos diferentes.
Exemplos de alimentos que podem ser utilizados na prova: banana, maçã, pão, alface, tomate, mamão, kiwi, cenoura, repolho, pepino, tangerina, arroz, farinha, açúcar, macarrão.

Prova C Descobrir qual é o alimento

Desenvolvimento: A prova consiste em tampar os olhos da criança e colocar um alimento na mão dela para que tente identificá-lo. Para participação, forma-se 1 grupo de 4 crianças por turma. Em seguida, oferece-se os alimentos para cada criança representante do seu grupo. Alguns alimentos que podem ser utilizados são batata, pimentão, abacaxi, quiabo, chuchu, abóbora, feijão, cacau, além dos alimentos da prova anterior.

Prova D Montagem do prato

Desenvolvimento: Para realização dessa prova, cada grupo de crianças por turma recebe um prato de papel e várias figuras dos grupos de alimentos da pirâmide. A seguir, pede-se que cada grupo monte no menor tempo possível o prato com alimentos saudáveis e balanceados segundo os princípios da pirâmide alimentar. Exemplos de alimentos que podem ser utilizados: arroz, feijão, ovo, batata frita, frango, tomate, cenoura, alface e etc.

Prova E Carrinho de Compras Saudável

Desenvolvimento: O carrinho deve ser previamente montado em três divisões: a primeira com fita verde a parte mais larga do carrinho, com fita amarela a parte intermediária e com vermelho a parte de baixo do carrinho. As crianças de cada turma serão responsáveis por trazerem rótulos de alimentos ou os próprios alimentos para a sala de aula. Em seguida, cola-se o carrinho saudável no quadro negro, explicando-se para eles dizerem qual tipo de alimento ficaria na parte verde do carrinho, na parte amarela e na parte vermelha. Para isso, é fundamental que se explique que parte verde representa os alimentos que deveriam ser ingeridos em maior quantidade, a parte amarela, os alimentos ingeridos com moderação e a parte vermelha, os alimentos que deveriam ser ingeridos com cuidado. Isto é, os alimentos do grupo dos pães, massas, cereais e tubérculos e o grupo das verduras e frutas deveriam ficar na parte verde do carrinho; ao passo que o carnes, ovos, leites e
derivados na parte amarela do carrinho e, por último, o grupo dos açúcares e gorduras na parte vermelha do carrinho. A idéia é que a criança associe o cotidiano de fazer compras com os princípios da pirâmide alimentar, descritos anteriormente.

Prova F Perguntas e prendas

Desenvolvimento: Após o término de todas as provas da gincana, as três turmas que obtiverem o maior número de vitórias serão consideradas finalistas. Para a prova final devem ser escolhidos 4 integrantes de cada turma finalista. Essas crianças irão responder à perguntas ou pagar prendas. As perguntas são sobre aspectos da alimentação, suas conseqüências e princípios da pirâmide. As prendas envolvem geralmente uma atividade física ou brincadeiras com alimentos. O grupo de crianças que obtiver o maior número de perguntas respondidas corretamente e de prendas cumpridas será o vencedor da gincana.

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