SISTEMA RESPIRATÓRIO


OBJETIVOS:

  • Aflorar interesse sobre os sistemas do corpo humano.
  • Compreender o corpo humano como um conjunto harmônico, enfatizando os sistemas e suas funções.
  • Identificar a interligação existente entre a função dos diferentes órgãos relacionando-os também a preservação do corpo.
  • Permitir ao estudante construir a noção do corpo humano como um todo, percebendo que cada sistema realiza um conjunto de funções específicas, interagindo para a manutenção desse todo.
  • Entender como funciona o sistema respiratório humano, assim como identificar os órgão e suas respectivas funções.
  • Reconhecer o movimento de expirar e inspirar e identificar principais características do sistema respiratório.
  • Fazer uso de enciclopédias eletrônicas como fonte de pesquisa alternativa, com abundante material visual.
  • Produzir textos, desenhos e atividades diversas sobre os sistemas do corpo, privilegiando a criatividade, o entendimento dos conteúdos e deixando de lado a mera transmissão de informação.

MOBILIZAÇÃO:
De onde vem o espirro?
Ele aborda alguns conceitos do sistema respiratório, mostra as vias aéreas pelas quais o ar passa (nariz, faringe, laringe, traquéia, brônquios) até chegar nos pulmões. Mostra também a ação dos músculos na respiração e no espirro.
O que é espirro?
Porque espirramos?
Existe algum tipo de situação que faz as pessoas espirrarem mais?
Se sim, por que será que isso acontece?
Quais partes do organismo podem ser relacionadas com o espirro?
Quais órgãos fazem parte do sistema respiratório, qual o nome deles?
Como acontece a respiração?

CONSTRUÇÃO:
Atividade 1
Acessível no computador pelo site: www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_resp/index.htm, os alunos verão a explicação referente ao movimento das costelas, dos pulmões e do diafragma durante a inspiração e a expiração. Acontecerá uma breve explicação expositiva sobre as estruturas do sistema respiratório (algumas já apareceram no vídeo). Os alunos dirão o nome e funções dos órgãos.
As atividades serão supervisionadas pela professora, para verificar se os alunos têm dificuldade com a atividade ou em relação ao conteúdo.

Atividade 2
No mesmo site <www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_resp/index.htm>, os alunos deverão arrastar o nome do órgão até o quadrado correto, se estiver errado, o erro é identificado automaticamente, fazendo com que a palavra volte para a caixa onde estava.

Atividade 3
Abrir o Br Office Writer e digitar um texto sobre o que entenderam sobre entrada e saída de ar e depois imprimir.

PROCESSO

Todos alunos irão acessar o site da atica educacional
Todos juntos vamos verificar a explicação que está na tela sobre o movimento de inspirar e expirar.
Logo após vamos arrastar o nome dos órgãos de acordo com a figura.
Ter atenção ao arrastar o quadrado com o nome do órgão.
Abrir o BR Office writer e digitar o que entenderam sobre entrada e saída de ar, para isso vamos em iniciar programas br office e writer.

AVALIAÇÃO:

Grupos de alunos irão desenhar e colar um esquema sobre o sistema respiratório. E depois fazer uma experiência utilizando materiais como garrafa, balões, fita crepre montando o que foi aprendido.
No desenho irão destacar os principais órgãos e a respiração mecânica (inspiração e expiração).
Será observado se o aluno consegue representar corretamente esses aspectos, independente da qualidade artística do trabalho.

CONCLUSÕES:
Através das atividades propostas percebi e observei que o trabalho desenvolvido atingiu seu objetivo maior, a aprendizagem e entusiasmo dos alunos.
Os alunos ao final deveriam identificar o nome dos órgãos referente ao sistema respiratório, reconhecer o movimento de expirar e inspirar e identificar principais características do sistema respiratório.
Aula dinâmica com interação entre os alunos e a professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário