OBJETIVOS:
- Aflorar interesse sobre os sistemas do corpo humano.
- Compreender o corpo humano como um conjunto harmônico, enfatizando os sistemas e suas funções.
- Identificar a interligação existente entre a função dos diferentes órgãos relacionando-os também a preservação do corpo.
- Permitir ao estudante construir a noção do corpo humano como um todo, percebendo que cada sistema realiza um conjunto de funções específicas, interagindo para a manutenção desse todo.
- Entender como funciona o sistema respiratório humano, assim como identificar os órgão e suas respectivas funções.
- Reconhecer o movimento de expirar e inspirar e identificar principais características do sistema respiratório.
- Fazer uso de enciclopédias eletrônicas como fonte de pesquisa alternativa, com abundante material visual.
- Produzir textos, desenhos e atividades diversas sobre os sistemas do corpo, privilegiando a criatividade, o entendimento dos conteúdos e deixando de lado a mera transmissão de informação.
MOBILIZAÇÃO:
| ||||
|
CONSTRUÇÃO:
|
Atividade 1
Acessível no computador pelo site: www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_resp/index.htm, os alunos verão a explicação referente ao movimento das costelas, dos pulmões e do diafragma durante a inspiração e a expiração. Acontecerá uma breve explicação expositiva sobre as estruturas do sistema respiratório (algumas já apareceram no vídeo). Os alunos dirão o nome e funções dos órgãos.
As atividades serão supervisionadas pela professora, para verificar se os alunos têm dificuldade com a atividade ou em relação ao conteúdo.
Atividade 2
No mesmo site <www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_resp/index.htm>, os alunos deverão arrastar o nome do órgão até o quadrado correto, se estiver errado, o erro é identificado automaticamente, fazendo com que a palavra volte para a caixa onde estava.
Atividade 3
Abrir o Br Office Writer e digitar um texto sobre o que entenderam sobre entrada e saída de ar e depois imprimir.
|
PROCESSO
|
Todos alunos irão acessar o site da atica educacional
Todos juntos vamos verificar a explicação que está na tela sobre o movimento de inspirar e expirar.
Logo após vamos arrastar o nome dos órgãos de acordo com a figura.
Ter atenção ao arrastar o quadrado com o nome do órgão.
Abrir o BR Office writer e digitar o que entenderam sobre entrada e saída de ar, para isso vamos em iniciar programas br office e writer.
|
AVALIAÇÃO:
|
Grupos de alunos irão desenhar e colar um esquema sobre o sistema respiratório. E depois fazer uma experiência utilizando materiais como garrafa, balões, fita crepre montando o que foi aprendido.
No desenho irão destacar os principais órgãos e a respiração mecânica (inspiração e expiração).
|
CONCLUSÕES:
|
Através das atividades propostas percebi e observei que o trabalho desenvolvido atingiu seu objetivo maior, a aprendizagem e entusiasmo dos alunos.
Os alunos ao final deveriam identificar o nome dos órgãos referente ao sistema respiratório, reconhecer o movimento de expirar e inspirar e identificar principais características do sistema respiratório.
Aula dinâmica com interação entre os alunos e a professora.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário